A Rádio Farofamundo foi idealizada por Rogério Santos, com o objetivo de criar um repertório alternativo aos tocados nas rádios convencionais, sem nenhum compromisso com os modismos e as convenções das mídias populares, que muitas vezes deixam de prezar pela qualidade. Não havia a intenção inicial de arrebanhar um grande público de ouvintes. A idéia era que fosse um laboratório de web rádio onde os amigos mais próximos seriam ouvintes e críticos do conteúdo diário. Mas para a nossa surpresa, começamos a perceber públicos de várias cidades no sudeste, sul e nordeste. Não bastasse, começamos a chegar também na França, Estados Unidos, Croácia e Reino Unido.
Por conta disso, já começamos a repensar a idéia de laboratório e articular para que este projeto seja ainda mais amplo, com novos quadros, a inclusão de podcast mensal e outras iniciativas que possam aprimorar ainda mais o conteúdo da Farofamundo.
Afinal de contas, nem sempre as rádios tocam o que o povo quer ouvir. Na verdade, o povo ouve o que as FM's populares impõem.
Estimamos que um dia as grandes mídias possam ter a consciência que música é outra forma de educação cultural e precisa ser respeitada como tal e o estímulo às pessoas em experimentar e conhecer mais intimamente canções de qualidade e requinte. Não somente isso, quem as compôs e a importância delas para a cultura nacional ou estrangeira. Esse é o pensamento da Rádio Farofamundo.